El Palacio de Aguas Corrientes forma uma das mais significativas obras de arquitectura do final do século 19 em Buenos Aires.

Sua construção foi iniciada em 1887 pela empresa de Parsons e Bateman Bateman, sobre um projecto de Carlos Nystömeyer Boye e Olaf. Como uma solução sanitária para a epidemia da época e do número crescente de imigrantes europeus, Buenos Aires assumiu a renovação do seu sistema de água, confiando esta tarefa a uma empresa britânica,  dos mais avançados nesse momento.
A obra faraônica necessitavao de um edifício de grande esplendor e magnificência, para proporcionar o enquadramento adequado para tal investimento ( quase 6 milhoes de pesos).

Com esta premissa, define a arquitetura eclética, com elementos da Renascença francesa, onde foram usados, trazido da Inglaterra 170 mil cerâmica (listados para montagem em Buenos Aires), e cerca de 130 mil tijolos de vidro da empresa britanica Royal Doulton. Acrescentou além  peças em terracota, e os escudos das províncias e na capital Buenos Aires (14 províncias do país até então) todos feitos na Inglaterra, ficando no conjunto uma autêntica jóia decorativa. Os 4 torres nos cantos , cúpulas e mansarda de telhados de ardósia  francês (trazido de Sedan),  imprimiu seu estilo de caráter monumental.

Sua construção durou 7 anos, finalmente inaugurado em 1894.

Dentro do palácio, foram localizadas 12 caixas d’água metálica, para armazenar 72 mil toneladas de litros de água e que realmente significou uma evolução em termos sanitarios em toda Buenos Aires. Hoje, existem escritórios operar a companhia de água e, um detalhe interessante, também o Museu do Património de Aguas Argentinas, que exibe, entre outros, uma importante colecção de centenas de inodoros de todas as epocas, e os sistemas de sanitarios, que merece desde já, uma visita.

( VEJA ABAIXO O VIDEO )

Foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1997.

Palacio de Aguas Corrientes- mapa >. Av Córdoba 1950 ( entre Ayacucho y Riobamba ) Fica no limite da Recoleta

Por então:

E ainda hoje como o primeiro dia: 115 anos depois

Museu
httpv://www.youtube.com/watch?v=HFLjPy9L13I

O Palacio La Salle, frente mesmo ao Palacio de Aguas Corrientes, sobre rua Viamonte

Related Posts with Thumbnails